Para Meus Textos

Textos de Fabíola Mozine

Vá para a Luz! 15/10/2009

Filed under: Clube da Cena,Meus Textos — Fabiola Mozine @ 16:35
Tags: ,

Vá para a Luz.

3 atores (Arroz, China in Box e Goiabada)
Luz forte.
Arroz já está em cena.
Trilha Canto Gregoriano.

Entra China in Box.

Arroz: Eu! Eu! Eu!(decepcionado) Ahhh!

China in Box (eufórico): Caraca! Que frio! Mas aqui é grande hein! Ô arroz. Ô arroz. Olha pro lado. Aqui na Caixinha.

Arroz (pouco amigo): Oi.

China in Box: E aí? Me conta qual é das paradas aqui…Qual é o movimento?

Arroz: Você é novo por essas bandas né?

China in Box: Cheguei ontem de noite.

Arroz: Hum, sei! Lanchinho da Madrugada.

China in Box: Caraca, Maneiro isso aqui hein. Eu nunca tinha visto uma geladeira de dentro. Faz maior frio aqui né? Me diz aí: Quando é que “Ele” vai voltar?

Arroz: Você ainda é novo, eu entendo a sua euforia, mas se eu fosse você não ficaria tão animado assim.

China in Box: Mas porque?

Arroz: Meu filho, olha onde nós estamos. Nós estamos no fundo da terceira prateleira. Você deve saber o que isso significa…

China in Box: Que logo em cima é a segunda prateleira.

Arroz: Essa sua ingenuidade lembra a mim logo que cheguei na geladeira. … sabe, eu nem sempre fui assim. Eu já fui um arroz integral fresquinho. Já estive na frente, na primeira prateleira. Cheguei até a ser requentado uma vez, mas os dias foram passando e “Ele” foi se esquecendo de mim. Eu fui descendo as prateleiras cada vez mais baixo, até acabar aqui no fundo da terceira prateleira (arroz chora copiosamente… respira fundo e se estabelece). Eu estou bem. Já passou! Mas me diga: Que dia que você falou que chegou mesmo?

China in Box: Ontem a noite.

Arroz (estranhando): Ontem? E já está na terceira prateleira? Que Estanho! (pensa um pouco) Que dia da semana foi ontem?

China in Box: Para que você quer saber isso?

Arroz:(desesperado) Vamos me diga qual dia da semana foi ontem!!!

China in Box (Com medo): Domingo.. sei lá…

Arroz: (grita de alegria) Urrruuuuu!! Iupiii!! Isso quer dizer que meus dias de prateleira sombria acabaram. (abraça apertado agradecendo China in Box) Você não poderia me dar notícia melhor. Muito Obrigado! Muito Obrigado!

China in Box: Credo, Você é tão instável! Numa hora você está numa tristeza de dar dó e noutra parece que não se agüenta de tanta alegria. Se ontem foi domingo, hoje é segunda-feira. O que há demais numa segunda… (cai a ficha. Começa a entrar em desespero) Ah não! Não! Meu prazo de validade ainda está muito longe de vencer para isso acontecer comigo. Não pode ser possível. Mas que destino cruel!

Arroz: Qualquer alimento que se preze sabe que segunda é dia de dieta e essa é a única explicação lógica para você estar na terceira prateleira assim tão rapidamente. E se segunda é dia de dieta eu tenho uma chance de sair daqui, afinal não há nada mais saudável que um arroz integral rico em fibras. (percebe a tristeza do amigo do lado) Mas não fique tão desanimado meu amigo. Sabe como são essas dietas de segunda-feira…pode ser que até quinta “Ele” mude de idéia e…

China in Box: (histérico) Mudar de idéia? Você tem noção de quem eu sou? Eu sou uma comida de caixinha, a comida mais gordurosa e calórica que qualquer comida poderia imaginar ser. Nós somos feitos para cumprir nossa missão no mesmo dia. Sabe quantos de nós já sobreviveram a geladeira? Pouquíssimos. Em muito pouco tempo eu vou ficar duro, seboso e quadrado. Sabe qual a possibilidade de me comerem? Zero! Necas! No Way! Maldito Chinês que me cozinhou.

Arroz: Amigo, não fique assim! Permita que seu amigo de prateleira lhe dê um conselho que também aprendeu nesses longos dias por aqui. Logo que vim para a terceira prateleira conheci um pedaço de queijo parmessão. Ele já estava esquecido nesta prateleira há 2 meses. Ele estava sempre sereno e feliz, apesar de eu achar que pelo seu cheiro ele já estava com os dias contados. Eu nunca vi uma comida tão paciente e tão sábia. Muito que sei hoje aprendi com ele. E me lembro bem de quando ele me disse: “Cada comida tem seu tempo, não se desespere. “Ele” poderia ter te jogado no lixo, mas não. Você veio para a geladeira! E enquanto estiver aqui ainda há esperança.” Um dia “Ele” abriu a grande porta. Passou pela primeira prateleira, pela segunda, até que olhou para nós aqui e levou o meu amigo. Eu me lembro bem desse dia: Foi uma linda macarronada!

China in Box: Você acha que eu realmente ainda tenho esperança de ser comido?

Arroz: Enquanto houver o final de semana, há uma chance! E logo logo chega sexta-feira.

(Luz forte)
Canto Gregoriano

China in Box: Oh! Que luz forte é essa!

Arroz: É “Ele”! Eu sinto que está chegando a hora que eu cumprir minha missão. Mas não desanime, a sua hora um dia também chegará!

(Trilha Ghost)
China In Box: “Ele” vem em sua direção. Obrigado Arroz, você foi um bom amigo. Agora vá para a luz!

 Arroz: Adeus meu amigo e não perca as esperanças! Agüente firme até sexta-feira. (O arroz sai de cena. Entra novo personagem)

(sai trilha, luz diminui, silêncio)

China in Box: (esperançoso) Sexta-feira!

Goiabada (eufórica, fala sem parar): Opa, que bacana! A geladeira. Sempre quis estar numa dessas. Minhas amigas não iam nem acreditar. Mas quanta comida. (olhando ao redor) Opa! Oi seu China. Tudo Bem? E aí? Qual o movimento aqui? Quando “Ele” vai voltar?

China: Você é nova aqui né?

Cai o pano.

 

Deixe um comentário